24 de ago de 2015

Resenha - A Arte da Guerra


SINOPSE
A Arte da Guerra é um dos maiores tratados de estratégia de todos os tempos. Um livro útil para homens de negócios, militar, ou para qualquer pessoa empenhada em vencer na vida. Escrito pelo general chinês Sun Tzu, a partir do resultado de sua experiência em suas campanhas, que foram as mais variadas.
Para os dias de hoje, os princípios de A Arte da Guerra podem ser aplicados, não apenas nas táticas militares, mas também em quase todos os setores da atividade humana.
Os ensinamentos aqui contidos alcançam todos os seres humanos emprenhados na batalha diária para o sucesso na luta contra os oponentes do cotidiano moderno, sejam eles colegas de trabalho, concorrentes, chefias, entre outros.
Sun Tzu dizia que a Arte da Guerra é de total importância para o Estado; podemos dizer que, para os dias de hoje, a Arte da Guerra é vital para o indivíduo.

Já tinha ouvido falar muito dA Arte da Guerra. Peguei o exemplar emprestado com minha irmã e finalmente pude conferir por mim mesma a coletânea de dicas e estratégias de Sun Tzu... Eu, particularmente falando, gostei da capa do livro, acho que tem tudo a ver com o conteúdo que em todos os seus exemplos, se passa na China antiga.

As informações iniciais sobre A Arte da Guerra e sobre o autor foram de fato incríveis. A forma que Sun Tzu lidou com as concubinas do rei para provar que seus conhecimentos eram reais e que funcionavam de verdade, quando li sobre o que ele fez, pensei: "caramba, o cara é muito louco!!!", e a partir daí, realmente me senti mais receptiva ao conteúdo.

Este é um daqueles livros para se filosofar, pois como mencionado na sinopse, muitas das dicas e estratégias podem ser utilizadas no dia a dia, mas é preciso meditar sobre as informações para realmente encontrar aplicabilidade na vida moderna. Maaaas, como eu não sou uma pessoa que gosta de filosofar e tão pouco me esforcei para isso, os conhecimentos de Sun Tzu acenderam em mim uma chama bem diferente da de outros leitores... Particularmente, já imaginei inúmeras situações de batalhas para a série de livros que estou construindo, hahaha, e A Arte da Guerra acabará sendo meu livro de cabeceira para estas cenas, para que as estratégias tenham lógica e para que as descrições fluam de forma racional.

Gostei do livro, gostei dos sentimentos e ideias mirabolantes que o conteúdo me fez sentir e ter.
Acho que é um livro que realmente vale a pena conferir, vale a pena ler, contanto que se tenha um objetivo em mente. Ler apenas por ler, apenas porque todo mundo lê, acabará deixando-o chato e sem sentido, e você poderá não gostar!
Opinião Final: Ótimo. Seja para aplicar na vida moderna ou para ter ideias para composição de enredos, Sun Tzu realmente tem muito o que ensinar. Recomendado.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário